![]() |
Sede da Organização das Nações Unidas |
O governo israelense afirmou nesta quinta-feira (18/09/2025), que o ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, comunicou por telefone ao chanceler Gideon Sa’ar que Tóquio não apoiará o reconhecimento de um Estado palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para a próxima semana.
De acordo com a nota divulgada pelo gabinete de Sa’ar, o ministro japonês teria dito durante a ligação que a decisão de não apoiar a medida já está tomada. A conversa ocorreu duas semanas após um primeiro contato entre os dois, no qual Sa’ar expôs a posição de Israel sobre a ofensiva contra líderes do Hamas no Catar, além de operações militares em Gaza e a recente prisão de uma célula terrorista responsável pela fabricação de foguetes.
Até o momento, não houve confirmação oficial de Tóquio sobre a decisão ou divulgação de uma leitura japonesa da chamada.
No início da semana, o jornal Asahi havia relatado, com base em fontes governamentais anônimas, que o Japão não reconheceria a Palestina neste momento, buscando preservar a aliança estratégica com os Estados Unidos e evitar um aumento das tensões com Israel.
Fonte: The Times Of Israel