Botão de Comentário Modal

Notification

×

Paquistão vai investigar abusos na lei de blasfêmia após decisão judicial

Comissão investigará uso indevido das leis de blasfêmia no Paquistão após decisão do Tribunal Superior de Islamabad.
em
17 de julho de 2025

Foto: (AAMIR QURESHI/AFP via Getty Images)


O Tribunal Superior de Islamabad ordenou a criação, em até 30 dias, de uma comissão para investigar o uso indevido das leis de blasfêmia no Paquistão. A decisão foi tomada após dezenas de audiências sobre casos envolvendo falsas acusações, supostamente usadas para extorsão e perseguição, inclusive contra cristãos.

Familiares de vítimas relataram que agentes da Agência Federal de Investigação (FIA), advogados e grupos privados armaram esquemas para induzir pessoas a compartilhar conteúdo considerado blasfemo, resultando em processos e violência.

Segundo o Centro de Pesquisa e Estudos de Segurança, entre 1947 e 2021, foram registrados 701 casos com mais de 1.400 acusados — 89 pessoas morreram. Um relatório recente indicou aumento nas acusações após a lei de crimes cibernéticos de 2018, com armadilhas online contra jovens.

A comissão deverá concluir o inquérito em até quatro meses e contará com especialistas independentes. O governo já havia se mostrado disposto a agir, mas aguardava diretrizes judiciais. A investigação é vista por advogados como um "raio de esperança" diante das injustiças causadas pela atual aplicação da lei.

Com informações de Christian Daily International–Morning Star News.

Este conteúdo foi útil?