Notification

×

Entidade religiosa solicita à União Europeia ação de combate a crimes de ódio contra cristãos após série de ataques

Relatório aponta 2.444 crimes de ódio contra cristãos em 35 países da Europa
em
11 de julho de 2025
Imagem representativa (iStock)

Um grupo espanhol de defesa da liberdade religiosa pediu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a criação de um Coordenador Especial da União Europeia para enfrentar crimes de ódio contra cristãos, a exemplo dos cargos já existentes voltados ao combate ao antissemitismo e à islamofobia.

O apelo foi feito pelo Observatório para a Liberdade Religiosa na Espanha (OLRC), que destacou a urgência de medidas diante do aumento da hostilidade contra cristãos no continente. A presidente da organização, María García, afirmou que é fundamental que a Comissão Europeia trate a cristianofobia com o mesmo grau de seriedade dedicado a outras formas de intolerância religiosa.

De acordo com dados do Observatório sobre Intolerância e Discriminação Contra Cristãos na Europa (OIDAC Europa), foram registrados 2.444 crimes de ódio contra cristãos em 35 países europeus no relatório de 2024. Dentre os casos documentados, estão 232 agressões diretas, como ameaças, violência física e assédio.

O OLRC também chamou a atenção para episódios recentes na França e Alemanha, considerados graves atentados à liberdade religiosa. Entre eles, estão a invasão da Basílica do Sagrado Coração, em Paris, por um homem que gritava “Allahu Akbar”; um incêndio criminoso em uma igreja na Baviera; e um ataque contra um sacristão em Rodgau, na Alemanha, em que o agressor utilizou uma cruz como arma.

Dois assassinatos também foram mencionados no comunicado: o do sacristão leigo Diego Valencia Contreras, morto a facadas por um extremista islâmico em janeiro de 2023 na cidade espanhola de Algeciras; e o do frade de 76 anos assassinado em novembro do mesmo ano por um homem que dizia ser Jesus Cristo, após invadir o Mosteiro de Santo Espíritu del Monte, próximo a Valência.

O relatório mais recente do OLRC revela ainda que, somente na Espanha, 36 igrejas ou símbolos cristãos foram alvos de ataques em 2023 — número que vem crescendo anualmente.

Segundo María García, "a União Europeia não pode mais ignorar os casos de violência e profanações contra igrejas e cristãos". Ela defende a criação urgente de um coordenador europeu para combater a cristianofobia, com o objetivo de implementar políticas concretas para proteger os direitos religiosos.

O OLRC também lançou uma petição online, convocando os cidadãos europeus a pressionarem as autoridades para que os direitos fundamentais — especialmente a liberdade de crença — sejam efetivamente protegidos em todo o território da União Europeia.

Este artigo foi publicado originalmente no Christian Daily International

Este conteúdo foi útil?

Deixe seu Comentário