Botão de Comentário Modal
Bandeira

Notification

×

Qual a situação dos cristãos em meio à guerra entre Irã e Israel

Cristãos sofrem as consequências do conflito Irã e Israel, mesmo desejando a paz e estando geograficamente no meio da guerra.
em
20 de junho de 2025
Cristãos durante culto em uma igreja no Irã. (Foto: Representativa/Reprodução/CBN News)

Nos últimos dias, tanto Irã quanto Israel sofreram perdas significativas em meio ao conflito crescente. No Irã, o pânico tomou conta de Teerã, com longas filas nos postos de gasolina e um trânsito sufocante, enquanto os moradores tentam fugir da capital. As hostilidades em andamento provocaram alarme em todo o país e despertaram um profundo temor de instabilidade. Em meio a essa crise, cristãos iranianos e líderes de igrejas de diferentes regiões pediram orações. 

“Uma família cristã em uma das principais cidades do Irã perdeu o pai. Ele havia enviado sua esposa e dois filhos pequenos para uma cidade mais segura, mas, ao se preparar para deixar a casa, uma explosão de bomba nas proximidades tirou sua vida. Sua família agora está tomada pela dor”, compartilha o pastor Ali*, que lidera várias igrejas domésticas no Irã por meio de um ministério online.  

Líderes de igrejas fora do Irã não enfrentam perigo físico, mas seus corações e mentes estão cheios de preocupação com suas comunidades no país. Com o acesso à internet restrito pelo governo, muitas vezes é impossível manter contato ou receber notícias. Parsa*, um líder cristão iraniano, compartilha: “Tive que fugir do meu país anos atrás por causa da perseguição, e parte meu coração não poder estar fisicamente ao lado dos meus irmãos e irmãs para abraçá-los ou orar com eles. Por favor, orem para que o Espírito Santo os proteja e conforte”.  

Esperança inabalável em Jesus 

“O povo do Irã não quer guerra. Eles anseiam por paz. Mas o que pode ser feito quando o governo se recusa a renunciar e precisa ser removido por força externa? Nos últimos 47 anos, especialmente nos últimos anos, os iranianos foram às ruas em protesto, e milhares de jovens foram mortos por este regime. Talvez agora seja o momento em que o sangue deles trará mudança real e liberdade”, afirma Mona, uma cristã iraniana.  

A comunidade cristã no Irã precisa urgentemente de apoio em oração. “Em vez de proteger o povo, o governo iraniano agora está prendendo qualquer pessoa flagrada tirando ou compartilhando fotos e vídeos com a imprensa. Os cristãos são especialmente vulneráveis, pois correm o risco de serem acusados de espionagem e considerados ameaça à segurança nacional. Se sua fé for descoberta, as consequências são ainda piores. Por favor, nestes dias sombrios, seja uma voz pela igreja iraniana”, afirma Morteza*, um cristão perseguido no Irã. 

“As pessoas estão abandonando suas casas e pertences, fugindo das grandes cidades sem saber se ou quando poderão voltar. Os preços dos alimentos dispararam, e muitos estão tentando estocar em caso de emergência. Em cidades menores, hotéis e pousadas estão lotando rapidamente”, relata a líder cristã Fereshteh*. 

Apesar da dor, a igreja iraniana continua colocando sua confiança e esperança em Jesus. Pastores e líderes agora se preparam para os piores cenários. Se a guerra se intensificar e mais civis forem afetados, estão analisando como a ajuda e o apoio chegarão aos necessitados.

Fonte: Portas Abertas

Este conteúdo foi útil?