![]() |
Foto ilustrativa: Membros do parlamento britânico em uma sessão na Câmara dos Comuns (UK Parliament via Reuters TV/Reuters) |
A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou, na última terça-feira (17), uma emenda que descriminaliza o aborto em qualquer fase da gravidez na Inglaterra e no País de Gales. A proposta, apresentada pela deputada trabalhista Tonia Antoniazzi, foi incluída no Projeto de Lei sobre Delinquência e Polícia e recebeu 379 votos favoráveis contra 137 contrários.
Atualmente, o aborto é legal até a 24ª semana de gestação. Após esse período, a prática é considerada crime, com possibilidade de prisão perpétua. Com a nova emenda, mulheres não poderão mais ser investigadas ou processadas por interromperem a gravidez mesmo em estágios avançados.
A proposta agora segue para análise da Câmara dos Lordes. Diversas organizações pró-vida, como a SPUC e a Right To Life UK, criticaram duramente a medida, chamando-a de “extrema e perigosa”, por permitir abortos até instantes antes do nascimento sem punição. Elas também apontaram a ausência de debate público e consulta popular sobre o tema.
Líderes conservadores e representantes cristãos também se manifestaram contrários, alegando riscos aumentados para a saúde da mulher e a total eliminação da proteção legal ao bebê no útero. Em 2022, mais de 250 mil abortos foram registrados na Inglaterra e no País de Gales.
Redação